Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores questionam aumento da taxa de iluminação pública em Luziânia

Vereadores questionam aumento da taxa de iluminação pública em Luziânia

por Aline Athila última modificação 05/04/2023 08h41
Substituição de lâmpadas recente veio com a promessa de redução da conta.

Durante a realização de mais uma sessão ordinária nesta quinta-feira (14), os vereadores aprovaram um requerimento que solicita informações sobre o aumento da taxa de iluminação pública no município de Luziânia.

De autoria do vereador Dioscler e subscrito pelos demais parlamentares, o pedido veio de provocações da população que desconhece como funciona o cálculo da cobrança e seus critérios. Os moradores reclamam ainda que pagam a taxa de iluminação sem ao menos possuírem postes em suas ruas.

Outro motivo que embasou a solicitação foi a recente troca das lâmpadas de sódio pelas de LED com a expectativa de redução da taxa de iluminação, do consumo de energia, da manutenção, bem como da ampliação do número de postes. Junto com o requerimento será confeccionado uma solicitação para que um técnico compareça a Casa para justificar o aumento.

Demais Requerimentos

Também foram apresentados pedidos para uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a pasta de Desenvolvimento e Trabalho, a fim de repassar um kit de merenda escolar às crianças da rede. O documento é de autoria da vereadora Professora Jaqueline Cristovão.

A vereadora Diretora Ana Lucia também mostrou que tem fiscalizado os gastos da Prefeitura e solicitou cópia de notas fiscais de compra de material hospitalar; prestação de serviço de assessoria de diagnóstico social-territorial; relatório sobre as pessoas atendidas pela Clínica Renal de Luziânia; compra para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de aparelhos otoscópios (instrumento que auxilia nos exames das partes internas do ouvido); documento para aquisição de software de sistema de gestão pública e finalmente cópia do serviço de material gráfico contratado para confeccionar panfletos de conscientização sobre a pandemia.

Finalizando os requerimentos, o parlamentar Boaz de Albuquerque solicitou a criação de uma comissão parlamentar para discutir ações preventivas do Coronavírus.

Sobre os projetos foram apreciados e despachados as comissões permanentes os seguintes:

Autora: Diretora Ana Lucia

“Dispõe sobre concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no município de Luziânia –GO”.

Autor: Zé Maria

“Institui o Dia Municipal da Mulher Parlamentar, a ser comemorado anualmente no dia 03 de maio”.

“Institui o Dia Municipal da Mulher Advogada, a ser comemorado anualmente no dia 15 de dezembro”.

“Estimula a criação da Campanha “Doe uma Placa” no âmbito do município de Luziânia e dá outras providências”.

Autora: Valdirene Tavares

“Dispõe sobre a responsabilidade do agressor pelo ressarcimento dos custos relacionados aos serviços de saúde, prestados pelo município, meio das transferências do Fundo de Saúde – Sistema Único de Saúde (SUS), às vítimas de violência doméstica e familiar e dá outras providências”.

Projetos aprovados em 1ª votação

Autor: Boaz de Albuquerque

“Altera o art. 59 do Regimento Interno do Município de Luziânia.” (Transforma a eleição da Mesa Diretora para dois em dois anos atualmente é anual).

Projeto de Emenda da Lei Orgânica

“Altera o parágrafo terceiro do artigo 34 da Lei Orgânica de Luziânia.”

Projetos aprovados em 2ª votação

Autor: Poder Executivo

“Cria e dá denominação a Escola Municipal Professora Nelia de Almeida Rodrigues localizada no Parque Estrela Dalva I e dá outras providências.”

“Autoriza a Abertura de Crédito Orçamentário de natureza adicional e/ou especial, na forma que especifica e dá outras providências”.

Foto: Divulgação Prefeitura

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL