Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projeto de conscientização contra "fake news"

Vereadores aprovam projeto de conscientização contra "fake news"

por Aline Athila última modificação 17/09/2020 14h17

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17), treze projetos de lei foram apreciados e aprovados. Entre os que completaram as duas votações e agora seguem para sanção ou veto do Poder Executivo, está o que institui o mês de conscientização, orientação e combate as “Fake News” do município.

O projeto ganhou debate entre os vereadores que declararam já terem sido vítimas de fake news, bem como já notaram um aumento da quantidade de notícias falsas, tendo em vista a proximidade do pleito eleitoral de 2020. A percepção feita pelos vereadores já é alvo, inclusive, de campanhas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem o objetivo de enfatizar o impacto negativo para as eleições e a vida das pessoas.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Baltimore (EUA) em conjunto com a empresa da área de tecnologia Cheq, os custos das “fake news” são próximos de US$ 78 bilhões por ano. Nas eleições, foram “investidos” cerca de US$ 34 milhões de dólares.

Para combater esse cenário, a Lei Federal 13.834/19 determina que quem fizer denúncia falsa com finalidade eleitoral poderá receber uma pena de até 8 anos de prisão, além de multa. Também está sujeito a mesma sanção, o cidadão que compartilhar notícias falsas sobre candidato.

Para saber se uma notícia é fake ou não, algumas dicas são:

Conferir se as imagens, legendas ou títulos confirmam o conteúdo;

Ficar alerta para notícias de blogs ou meios de comunicação não oficiais (muitos são criados apenas com a intenção de difundir as fakes);

Avalie se tem ou não o nome de quem escreveu, se a fonte usada é confiável;

Preste atenção na data da publicação, leia a notícia ou assista ao vídeo até o fim;

Desconfie se a notícia for bombástica e nenhum outro canal de comunicação tiver falado sobre o assunto;

Antes de espalhar pergunte a opinião de alguém de entenda sobre o assunto;

Conteúdos com apelo emocional, sexual ou de violência possuem grandes chances de serem fakes;

Analisar se possuem muitos erros de português;