Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Servidoras promovem palestra sobre o câncer de mama

Servidoras promovem palestra sobre o câncer de mama

por Aline Athila última modificação 10/11/2020 11h49
Em alusão ao outubro rosa, servidoras da Casa de Leis realizaram, nesta terça-feira (27), uma apresentação sobre o câncer de mama com apoio da enfermeira Sheila Maciel.
Em sua fala, Sheila comentou sobre os fatores de risco que ajudam a desenvolver as células cancerígenas a citar: hábitos de vida com excesso de bebida alcoólica, tabagismo e alimentação rica em gordura, bem como menopausa tardia; menarca precoce e reposição hormonal após a menopausa. Ela tambem desmistificou alguns mitos como o atrelado as origens genéticas. “Apenas 10% dos casos estão ligados a fatores hereditários”, diz.
A palestrante alertou ainda sobre a incidência do câncer de mama em homens, que é inclusive mais agressivo, comentou sobre os tratamentos e ensinou os presentes e internautas como realizar o autoexame que ajuda a identificar possíveis nódulos, secreções ou distorções no tamanho dos seios.
“O nódulo é durinho, fixo e pode se ter a sensação de estar passando a mão em um grão de arroz dentro da pele, mas é sempre bom lembrar que o autoexame não substitui o laudo médico e a mamografia. O diagnostico precoce é fundamental e após os 40 anos deve ser feito anualmente”, comenta.
Em um segundo momento da palestra, as servidoras Rosiane Alves, letróloga, e Raquel Oliveira, psicóloga, abordaram os abalos psicológicos as pacientes com câncer e ressaltaram a necessidade de uma rede de apoio familiar e social que evite a reclusão e consequentemente a depressão. “O seio está ligado à maternidade, sensualidade e sexualidade da mulher, por isso o diagnóstico de câncer de mama pode abalar profundamente o psicológico da mulher”, ressaltou Raquel.
As palestrantes finalizaram apresentando vídeos com relatos de pessoas que venceram o câncer e divulgaram a organização “Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília”. O centro de tratamento oferece acolhimento, apoio emocional e material com a realização de exames, aquisição de remédios, doação de cabelos motivando para tratamento, e procurando a integração com a equipe médica para o melhor atendimento dos pacientes.Fundada desde 1996 a instituição que “adota” pacientes e seus familiares usa a informação como principal arma de luta contra o câncer.
Saiba mais sobre a Rede Feminina de Brasília acessando >>> https://bit.ly/35Tk67h
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

Canal da CML

banner youtube

Este é o canal da CML no youtube. Inscreva e ative o sino das notificações para acompanhar a sessão ao vivo todas as terças e quintas a partir das 9h. 

« Dezembro 2020 »
month-12
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
SAPL