Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Produtor rural valorizado

Produtor rural valorizado

por Imprensa CML — última modificação 27/11/2017 10h22
Encontro de Produtores Rurais na Câmara luzianiense teve palestras, stands empresariais e até uma feira com produtos da roça.

No dia 22 de novembro de 2017, na Câmara Municipal de Luziânia aconteceu o Encontro de Produtores Rurais. Uma manhã que contou com stands empresariais, palestras realizadas pelos parceiros do evento, uma sessão solene em que homenageou o homem e a mulher do campo, e até mesmo uma feira com produtos da fazenda.

A mesa foi aberta pelo presidente da Câmara luzianiense, vereador Murilo Roriz: “Queremos iniciar discussões ligadas ao homem do campo e o que pode ser feito para o produtor rural através dos órgãos competentes. E nós, vinte e um vereadores desta Casa de Leis somos gratos pelo alimento produzido por todos vocês e que nos sustentam. Obrigado pela luta diária de cada um”.

As palestras iniciaram pela EMATER com o Alexandre que mostrou o relatório das atividades realizadas e resultados em 2017, além de mostrar os vários cursos que são oferecidos por eles como os 43 créditos rurais só neste ano.

Vanessa Vaz, coordenadora do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural,  Goiás – Região Leste: “Ser produtor Rural é ser nobre, pois sobrevivemos por causa do trabalho de todos vocês. É honroso ter vocês, goianos, como destaque no cenário nacional”.

A Agrodefesa falou sobre a campanha da aftosa através do fiscal Drayton e a Secretaria de Meio Ambiente trouxe a crise hídrica com a bióloga Susana. Palestras que chamaram a atenção de todos os presentes e colaboraram com o dia a dia do produtor.

O secretário de Agricultura, Tiola trouxe entre os resultados positivos, os números da lavoura comunitária em Luziânia que é referência em Goiás. Rafael Borges, superintendente regional da CONAB DF e Entorno elogiou os produtores luzianienses que contribuem e muito para com o desenvolvimento do estado e do país.

O prefeito Cristóvão Tormin também esteve presente no evento: “Muitas coisas estão sendo feitas por nós na Prefeitura em benefício da zona rural. Adquirimos alimentos da Cooperativa Luziânia-Indaía, estamos arrumando as estradas e ainda vamos fazer muito mais por vocês”!

Após as palestras aconteceu a sessão solene que entregou as Comendas Laudimiro de Jesus Tormin e os Certificados em homenagem ao Dia do Campo. Cada vereador entregou um certificado para produtor ou produtora rural, um momento de reconhecimento e valorização que emocionou a todos.

Já a Comenda, que leva o nome do pai do prefeito Cristóvão, foi entregue aos senhores Luciano Andrade de Carvalho e Jorge Meireles do Nascimento. Luciano é presidente e fundador da Cooperluz ou Cooperativa Indaiá que produz frutos e verduras até mesmo para a merenda escolar do município, Valparaíso, Cidade Ocidental e Brasília. Jorge é presidente da CAPRUL – Central das Associações dos Produtores Rurais de Luziânia e primeiro vice-presidente da Comissão de Fruticultura da FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás. Um líder comunitário e militante na defesa do homem do campo.