Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Café com Lideranças

Café com Lideranças

por Imprensa CML - Aline Áthila — última modificação 07/06/2017 18h42
Câmara reuniu líderes comunitários nos gabinetes dos vereadores para discutir melhorias para o município.

Diversos líderes comunitários, representantes do poder público e de segmentos profissionais participaram, na manhã do dia 7 de junho, de encontros simultâneos nos gabinetes dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Luziânia (CML).

A proposta buscar escutar as demandas da comunidade, as quais farão parte de proposições e matérias a serem apreciadas na casa de leis municipal. “Queremos discutir as necessidades de Luziânia em conjunto com a população para assim propor ações assertivas com o intuito de enfrentar nossas carências”, pontuou o presidente da CML, Murilo Roriz.

Reuniões paralelas

Além do evento realizado o presidente convidou a classe dos mototaxistas e da segurança pública para debater assuntos de interesse de tais setores. Na reunião com os motoboys a pauta principal foi à regulamentação destes profissionais, a fim de conferir maior segurança para quem transporta e é transportado neste meio dentro do município.

O encontrou ressaltou também a aprovação de uma lei, em 2012, que cria a concessão do serviço e um decreto, em 2015, contudo estes ainda necessitam de adaptações. A parceria formada pretende coibir o transporte clandestino e disciplinar normas técnicas para o segmento. “A partir da regularização vamos poder contribuir com impostos, bem como cobrar sua aplicação”, destacou o mototaxista Tristone Nunes.

Durante a assembleia com a comitiva de segurança pública foram apresentadas inúmeras ações desenvolvidas dentro de Luziânia para coibir a criminalidade. Com destaque para a chegada, em agosto, de mais efetivos militares; a presença, já neste mês, de estagiários da ROTAN (apenas o município e Goiânia acomodam esta tropa especializada); a formação de 94 guarda municipais que aguardam a nomeação e equipamentos para atuação; a instituição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD); a retomada dos trabalhos do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) e diversas outras ações preventivas e ostensivas.

O grupo defendeu ainda a criação de mais políticas públicas e ações de governo que atuem principalmente na base familiar, assim como o apoio da população para alertar sobre crimes por meio dos canais de comunicação. Novos encontros foram agendados para tratar dos dois temas.

Participaram da reunião o presidente da CML Álvaro Murilo Roriz; o secretário Municipal de Segurança e Cidadania Hildo Pereira; o Ten. Cel PM Marques Azevedo; os agentes da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil Domingos Passos e Paulo Monteiro; o Major PM Alberto Silva; o Cap. PM Eric Chiericato; o Subcomandante do CBM Juliano; o diretor do IML Pedro Henrique; o Dr. Divino representando a OAB; o ex-vereador Marcos Cunha; o representante do Movimento Luziânia Pede Paz Rafael Lemos, além de diversos segmentos da imprensa, vereadores e interessados na causa.

É a Câmara Municipal de Luziânia mais próxima da população!