Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Interlegis na CML

Interlegis na CML

por Imprensa CML — última modificação 14/08/2019 15h51
O Encontro Regional do Interlegis será realizado no dia 26 de agosto de 2019, às 8h30 na Câmara luzianiense e após serão oferecidas 2 oficinas.

O Interlegis é um Programa do Senado Federal criado em 1997. É executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo. O Primeiro-Secretário do Senado é o Diretor Nacional do Interlegis.

Tem por objetivo fortalecer o Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.

As ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as câmaras municipais possibilitam a criação de portais na internet para as casas; o armazenamento de sistemas; a identificação .Leg nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo. O Interlegis realiza treinamentos presenciais conhecidos como Oficinas, que auxiliam, entre outras finalidades, as casas a utilizarem esses produtos.

Em Luziânia, que é considerada a Casa Mãe do Legislativo do Entorno, como bem lembrou o seu presidente, vereador Paulinho Cabeleireiro vai receber servidores e vereadores de toda a região, além de estudantes e a população que desejar conhecer mais sobre o Poder Legislativo. 

O Encontro Regional do Interlegis vai acontecer no dia 26 de agosto de 2019, às 8h30 na Casa de Leis luzianiense. Depois, durante toda a semana serão oferecidas 2 Oficinas que vão acontecer na Coordenação Regional da Educação, em Luziânia. 

Uma das Oficinas é de SAPL , que para facilitar a rotina da casa, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos. Entre suas principais funções estão: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações, etc.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Tanto para participar do encontro, bem como das Oficinas é necessário realizar as inscrições na página do Interlegis. Seguem os links:

Encontro Regional do Interlegis

https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/inscricoes/encontro-interlegis-em-luziac-nia-go/view

Oficinas

https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/inscricoes/oficina-interlegis-em-luziac-nia-go/view

 

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL