Você está aqui: Página Inicial / Imprensa / Notícias / IML vira realidade em Luziânia

IML vira realidade em Luziânia

por Aline Athila última modificação 10/02/2020 12h30
Cerca de 950 mil pessoas são atendidas cobrindo mais de 10 municípios

Os vereadores da Câmara Municipal de Luziânia (CML) marcaram presença na solenidade de inauguração do Instituto Médico Legal (IML) nesta segunda-feira (3). A 14ª Coordenação Regional de Polícia Técnico-Científica é a segunda maior do estado em atendimento.

Com a casa cheia, o evento contou com a presença de diversas autoridades, além da população. Para o presidente da CML, Felipe do Mandú a reforma e ampliação vai ajudar muito a população, após os três anos em que o local esteve fechado para reforma. “O IML trará mais comodidade as pessoas, especialmente nos momentos de perda, além de agilizar a realização de exames e perícias e por consequência o trabalho de apuração dos inquéritos policiais”, diz.

Iniciando os discursos, o Superintendente da Polícia Técnico Científica Marcos Edilberto Brasil destacou a qualidade da estrutura, equipamentos, pessoas e tecnologias da nova unidade. Ele também comentou sobre a importância da instituição para a descentralização de serviços do IML de Goiânia.

A fala foi corroborada pelo Deputado Estadual Diego Sorgatto (PSDB), que é pré-candidato à Prefeitura local e integra a base governista de Caiado. O parlamentar relembrou os tempos de dificuldade da população que muitas vezes dependia do serviço do IML de Formosa, que fica a 135 km de distância. “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pela redução dos índices de criminalidade, bem como reafirmar o compromisso com a população em aprovar leis que ampliem as forças em prol da segurança”.

Quem também fez questão de ressaltar os dados e valorizar a atuação das policias foi o governador Ronaldo Caiado. O chefe do Poder Executivo também apontou o nível de qualificação da equipe da Polícia Técnico Cientifica que irá gerir a unidade, bem como o estado da entrega. “Só inauguro obra que esteja pronta para funcionar e com o dinheiro empenhado para colocar em funcionamento”, finaliza.

Antes da inauguração do IML, os vereadores participaram da Abertura do Ano Letivo Escolar, no Colégio Estadual Delfino Oclecio Machado, localizado no Jardim Ingá.

Sobre o IML

O IML de Luziânia é o único a atender o Entorno Sul de Brasília. A unidade de Luziânia é a única que oferece exames laboratoriais de balística fora da capital, além de procedimentos clínicos, cadavéricos, identificação veicular, conjunção carnal, lesão corporal, papiloscopia, entre outros. A obra envolveu recursos da ordem de R$ 5,1 milhões. Desse montante, R$ 3,3 milhões são fruto de emenda do Deputado Federal João Campos.

A unidade possui 1.200 metros quadrados construídos e foi ampliada em mais 800 metros com foco na qualidade do atendimento e segurança contra riscos químicos e biológicos. Com a ampliação, o IML de Luziânia ganhou uma um novo sistema de exaustão de ar, uma sala especial para cadáver em putrefação, uma sala para exames de balística, uma sala para necropsia, uma central de climatização para sala de necropsia, uma câmara fria para 40 cadáveres, uma sala de Raio X para cadáveres em geral e outra de Raio X para cadáveres em putrefação. O IML também contará com uma sala lilás que prestará atendimento especializado para crianças e mulheres vítimas de violência doméstica.

Também foram adicionadas um gerador, uma sala de depósitos de evidências ou provas, um laboratório toxicológico, uma sala para exames de antropologia (ossadas), vestiários, dormitórios, banheiros e acessibilidade em todas as instalações. Na parte externa, os estacionamentos foram ampliados, além de um lavajato para descontaminação de viaturas, estação de tratamento de esgotos própria, iluminação do pátio e complementação do muro em torno de toda a área.

A obra foi vistoriada por representantes do Ministério Publico e do Poder Judiciário no final do ano passado. A unidade terá o comando do coordenador Fernando Cesar Lerbach Rodrigues Brasil que comentou que a unidade já recebeu seu primeiro atendimento de lesão corporal hoje.

Dados

O IML é responsável pelas perícias em seres humanos requisitados pelas autoridades policiais, judiciarias, administrativas ou órgãos do MP. O atendimento é fragmentado na Divisão de Criminalística que realizou no ano de 2019, 5.394 exames e produziu 5.255 laudos e na Divisão de Medicina Legal que efetuou 648 exames cadavéricos, 998 exames de lesão corporal, 471 exames de pratica sexual delituosa, 63 exames de embriaguez, 62 exames de lesão corporal indireta e 4.778 relatórios médicos (exames de corpo de delito) totalizando 7.020 exames e produzindo 6.802 laudos.

Com informações do Jornal Opção e da Assessoria de Comunicação

error while rendering plone.comments
Mídias Sociais

  

Canal da CML

banner youtube

Este é o canal da CML no youtube. Inscreva e ative o sino das notificações para acompanhar a sessão ao vivo todas as terças e quintas a partir das 9h. 

« Fevereiro 2020 »
month-2
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
SAPL