Você está aqui: Página Inicial / BOLETIM INFORMATIVO / Notícias / Situação da educação no município domina sessão

Situação da educação no município domina sessão

por Aline Athila última modificação 18/02/2020 16h35
Entre as pautas está a defasagem salarial da classe

A sessão desta terça-feira (18) foi marcada pela sustentação oral da presidente regional do Sintego Claudia Albernaz na Tribuna. A representante da categoria apresentou um novo cenário da educação no município.

Claudia apontou a necessidade de aprovar o plano de cargos e salários, os reajustes salariais, bem como questionou a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com despesas não permitidas, segundo o art. 71 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Ainda de acordo com a classe, desde 2012 estão sendo acumulados 42,14% de correção salarial; 7,5% de progressão e 30% de promoção. Os dados foram apresentados pelo Dr. André Luís durante a sessão. A necessidade de concurso público foi outra pauta apontada pela presidente que revelou um déficit de cerca de 370 profissionais da educação e mais de 400 da área administrativa.

Além dos debates sobre a educação e das 61 indicações apresentadas pelos parlamentares, dois requerimentos de autoria do presidente Felipe do Mandú e da vereadora Diretora Ana Lucia também foram destaque na sessão.

O primeiro solicitou a convocação do secretário municipal de saúde Whaterson Roriz de Oliveira para prestar esclarecimentos sobre a reforma do Hospital Regional de Luziânia que aguarda há mais de 3 anos pela conclusão das obras.

O segundo pede a presença da Senhora Nancy Roriz Soletti a fim de apresentar informações sobre a locação de imóvel para funcionamento da Unidade de Atendimento ao Trabalhador (Sine).

Os vereadores também aprovaram a realização de mais uma sessão ordinária para este mesmo dia. As atividades legislativas em plenário retornam no dia 3 de março.