Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia do Surdo

Dia do Surdo

por Fabiana Costa — última modificação 24/10/2018 11h00
Câmara luzianiense aprova projeto de lei dos vereadores Dênis Meireles e Valdirene Tavares que instituiu 15 de setembro como o Dia do Surdo no município.

      A Câmara Municipal de Luziânia aprovou o projeto de lei que institui o dia do Surdo no município todo dia 15 de setembro e a Semana Municipal de Conscientização e Inclusão do Surdo, de autoria dos vereadores Dênis Meireles e Valdirene Tavares.

     Os vereadores explicaram que a iniciativa visa à criação e a efetivação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência auditiva e ainda ter uma data específica para tal no município. Essa ação, com certeza, dará ânimo aos deficientes auditivos, bem como a todos que lutam pelos direitos das pessoas surdas. 

      A data é uma oportunidade única para relembrar os desafios e as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania das pessoas com deficiência auditiva, trazendo para debate, meios necessários para a melhora da qualidade de vida destes.

      Anualmente, nesse dia, poderão ser realizados no município de Luziânia-GO, diversos eventos, tais como: festas, seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições, caminhada, encontro dos surdos, enfim, diversas iniciativas com intuito de trabalhar a questão da acessibilidade e inclusão.

     No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado como o Dia Nacional do Surdo, a data lembra a inauguração da primeira escola para Surdos no país  em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos. 

     Sendo assim, o mês de setembro é um mês especial para a Comunidade Surda, onde surgiu a criação do nome "Setembro Azul".

     Os vereadores, Dênis e Valdirene consideram ser importante a comemoração do Dia Municipal do Surdo para chamar a atenção das autoridades e do público em geral para as conquistas e as preocupações da comunidade surda local.

E-mail Legislativo

Mídias Sociais

  

SAPL