Com provocação do vereador Chico da Antárctica, o plenário acolheu na manhã desta quarta-feira (24) mais um debate necessário para ampliar e melhorar as políticas públicas.
Com a presença de diversos segmentos e da população, a audiência casou com o aumento de 2,9% nas passagens de ônibus entre o Distrito Federal e cidades do Entorno.
O reajuste já tinha sido adiado duas vezes desde fevereiro e começou a valer nesta terça-feira (23).
Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revelou que não recebeu a “versão final e assinada” do consórcio interfederativo que deveria ter sido constituído pelos governos de Goiás e do DF.
Respondendo a nota, o Subsecretário de Políticas para Cidades e Transportes do Estado de Goiás, Miguel Ângelo Pricinote, a classificou como um “absurdo” já que o governo federal e a ANTT acabaram não demonstrando mais interesse em participar do consórcio.
O representante disse que isso, entre outros fatores como a dificuldade de obter dados e informações sobre a quantidade de pessoas que utilizam o transporte no entorno, atrapalhou ainda mais a consolidação de uma parceria que subsidie e melhore o transporte interestadual, competência que em regra é da União.
Os parlamentares também comentaram sobre o aumento, bem como pontuaram sobre o atendimento dos motoristas, especialmente aos idosos.
A audiência contou ainda com a participação de cidadãos que trouxeram suas realidades e opinaram sobre possíveis melhorias.
Para finalizar, foi elaborado um ofício a ser encaminhado a (ANTT) buscando novamente dialogar sobre a situação do transporte no entorno. As discussões seguirão com os convidados.
Estiveram presentes na mesa: Dr. Tiago Alencar Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marcelo Lemos de Assis Superintendente de Trânsito e Marly Braz Coordenadora do Centro de Convivência do Idoso.





