O aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas do município de Luziânia será o tema da audiência pública desta sexta-feira (25) às 9h no plenário José Rodrigues dos Reis.
De iniciativa da vereadora professora Edna e apoio dos demais parlamentares, a proposta buscará discutir sobre a realidade local e encaminhar possíveis soluções como um protocolo de atuação que envolva saúde, segurança e assistência social.
Dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), baseado nas informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recolhidos pelo CadÚnico revelaram que o número de pessoas vivendo em situação de rua no país em março de 2025 é de 335.151, quantitativo quase 14,6 vezes maior que 2013.
Apesar de Goiás ter registrado uma queda na concentração dos indivíduos em situação de rua presentes em sua capital. Brasília que está distante apenas 62,8 km de Luziânia é uma das 12 cidades que recebeu um aumento dessa parcela. A capital do Brasil conta com uma população de rua estimada em 8.591 e a proximidade com as cidades do entorno pode ter impactado nos números por aqui também.
A audiência espera trazer sugestões em conjunto com a Defensoria Pública, Poder Executivo, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretarias de Desenvolvimento Social de outros municípios do entorno, bem como representantes da sociedade civil organizada a fim de enfrentar a problemática.
Venha contribuir com o debate! Contamos com a sua presença!
Audiência Pública sobre aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas
Quando: 25 de abril às 9h
Onde: CML – Praça Nirson Carneiro Lobo, 34, Centro Luziânia, GO – CEP: 72800-060
Aline Athila
ASCOM da Câmara Municipal de Luziânia
(61) 99814-7606
