A Câmara Municipal de Luziânia sediou, na manhã desta sexta-feira (25), mais uma audiência pública para debater sobre o aumento das pessoas em vulnerabilidade nas ruas do município.
Representantes de diversos segmentos, poderes executivo, legislativo e segurança pública levantaram a realidade da situação e criaram uma carta de compromisso. O documento tem o objetivo de expressar o comprometimento institucional e político, bem como construir soluções integradas e eficazes.
O encontro foi conduzido pela vereadora professora Edna com apoio dos parlamentares e trouxe diferentes posições sobre o tema. A parlamentar apontou a necessidade de uma atuação em conjunto de todos os segmentos a partir da criação de um comitê que propicie essa integração, além de buscar um debate envolvendo a RIDE, secretarias de Goiás e do Distrito Federal, bem como o terceiro setor. A proximidade com Brasília foi levantada como um dos fatores para o aumento da população de rua na região do entorno.
Durante a fala do comandante do 5° Comando Regional da PMGO, TC Arantes, este apontou a dificuldade de atuação devido ao enfraquecimento das políticas públicas contra drogas. Ele também ressaltou que muitas das pessoas que estão em situação de rua não aceitam ajuda atrapalhando assim o acesso à dignidade.
Em coro, os participantes concordaram que é fundamental o apoio de todos os órgãos e segmentos, o fortalecimento das ações e a criação de outras iniciativas para enfrentar a problemática. Entre as sugestões apontadas estão a ajuda para o retorno das pessoas as suas cidades de origem, o tratamento psicológico, a ampliação da oferta e o apoio a casa de passagem que fica na Santa Casa de Misericórdia.
Entre as metas da carta de compromisso estão:
– Diagnóstico e levantamento de dados;
– Criação de um comitê intersetorial para monitorar e propor ações;
– Ampliação de políticas sociais;
– Ações conjuntas saúde e atendimento psicológico;
– Campanhas de conscientização e envolvimento comunitário;
– Criação de um fundo municipal de apoio a população de rua.
Diferente de outras audiências públicas que muitas vezes não dão segmento, o evento finalizou com o agendamento da próxima reunião para o dia 14 de maio de 2025. “Criamos hoje uma carta de compromisso e a próxima reunião irá traçar o que será feito a curto, médio e longo prazo. Frisamos que a casa de leis de Luziânia não pode se furtar e assim já está sendo elaborado um projeto de lei para chamar todos para sua responsabilidade e assim dar continuidade ao trabalho do comitê”, finalizou a professora Edna.


Aline Athila
ASCOM da Câmara Municipal de Luziânia