Você é uma pessoa inclusiva? Foi com essa provocação que a presidente do Instituto Pedro Araújo dos Santos, Leide Araújo, deu início as falas da audiência pública em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
De iniciativa dos vereadores Chico da Antártica e Claese Rocha, o evento realizado nesta terça-feira (2) contou com a participação ativa de associações, pais, conselhos e Poder Executivo.
Em pauta: a inclusão e demandas desse grupo que ainda é muito estigmatizado e necessita da ampliação das políticas e serviços públicos a par dos já existentes no município. O plenário cobrou dos poderes mais empenho na destinação de recursos, disponibilidade de neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, medicamentos e pontuou uma série de outras ações importantes para melhor amparar autistas e famílias.
Atento, o Secretário Municipal de Saúde, Glênio Magrini revelou que a Unidade Básica de Saúde Materno Infantil, localizada no Parque Estrela Dalva I, irá se transformar em um Centro de Reabilitação com vistas a atender as neuroadversidades, que existem no município por meio de múltiplas especialidades.
Ele também reforçou que se encontra em licitação emergencial a aquisição dos medicamentos de alto custo cobrada pelos pais e que irá abrir uma consulta pública para atender as demais demandas levantadas na audiência, bem como cadastrar as famílias.
Finalmente, sobre o questionamento da dificuldade de atendimento por um neuropediatra, o secretário e demais palestrantes pontuaram a carência em encontrar tal especialidade no país. Contudo, buscando solucionar tal realidade Magrini revelou que entrará em contato com o Conselho Federal de Medicina na tentativa de verificar a viabilidade de descentralizar os relatórios médicos para outras especialidades como a pediatria. Atualmente, o diagnóstico é feito a priori por neuropediatras situação que prejudica o acesso dos pais a outros atendimentos e benefícios.
O evento elogiado pelos presentes, também foi destacado como produtivo uma vez que rendeu um novo canal de diálogo e o direcionamento pontual e assertivo para a comunidade autista.
A CML agradece a participação de todos e deixamos as portas abertas para continuar as tratativas em busca de um atendimento completo aos autistas em Luziânia. 💙

Acesse nossos canais oficiais. ⬇️
🌐 | www.luziania.go.leg.br/
🖥️ | Câmara Municipal de Luziânia
📲 | instagram.com/camaramunicipaldeluziania
–
Aline Athila, Michel Melo e Guilherme Fernandes